Receita Federal abre consulta a lote residual do Imposto de Renda

Brasília - Receita Federal libera o programa da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2016, ano-base 2015 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Receita Federal abre, nesta segunda-feira, consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de janeiro. Esse lote é voltado para contribuintes que caíram na malha fina em anos anteriores e conseguiram acertar as contas. Serão pagos quase R$ 282 milhões para mais de 240 mil pessoas. O crédito vai ser feito no dia 31 deste mês.

Desse total, quase 97 milhões de reais vão para contribuintes com prioridade, como idosos e pessoas com deficiência. Foram contemplados também 197 mil contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o último dia 16.

Para fazer a consulta, o usuário deve acessar a página do Imposto de Renda no site gov.br/receitafederal e clicar em “Consultar a Restituição”. É possível também fazer a consulta no aplicativo da Receita para tablets e celulares.

A restituição é paga diretamente na conta bancária informada na declaração. Se o crédito não for realizado o dinheiro ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Neste caso, o cidadão pode entrar em contato com o banco pela internet ou telefone e fazer o reagendamento do crédito.

Após esse prazo de um ano, caso o contribuinte ainda não tenha recuperado o valor, deverá fazer o pedido pelo portal e-CAC, no site da Receita Federal.

Edição: Paula de Castro / GT Passos

Fonte: Rádio Agência Nacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.