Onda de forte calor deve diminuir esta semana na região Sul

A onda de calor extremo que atingiu o Sul do país nas duas últimas semanas está chegando ao fim. O calor intenso deve permanecer até quarta-feira (26), quando uma frente fria deve passar a atuar no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná — derrubando as temperaturas a partir de quinta-feira (27).

De acordo com o site Metsul Meteorologia, a chegada da frente fria deve derrubar as temperaturas máximas que estão sendo registradas, próximas dos 40 graus Celsius, para cerca de 27 graus Celsius. Ou seja: não vai fazer frio, mas os dias devem ficar mais frescos e agradáveis do que o calor intenso que vinha fazendo nas últimas semanas. A massa de ar também deve trazer instabilidade e chuvas nos estados do Sul.

Enquanto isso, no Sudeste, o calor permanece intenso durante toda a semana — com previsão de máximas entre 35 e 38 graus Celsius no Rio de Janeiro. As chuvas na região não devem passar dos 50 milímetros ao longo da semana, o que pode ser um alívio para as regiões de Minas Gerais atingidas por fortes temporais desde dezembro.

O Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, alerta para a tendência de muita chuva na região Centro Oeste, especialmente no Mato Grosso do Sul, onde as precipitações podem chegar perto dos 100 milímetros até o fim da semana.

Fonte: Rádio Agência Nacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.