Moradores de 48 cidades de MG e BA vão sacar abono salarial antecipado

Ilhéus, bairro de Sambaituba, chuvas

O abono salarial de 2020 será pago em fevereiro e março deste ano com prioridade para os trabalhadores de municípios atingidos pelas fortes chuvas na Bahia e em Minas Gerais. 

Os trabalhadores nascidos em janeiro ou que estejam em locais em situação de emergência na Bahia e Minas Gerais devem receber o recurso no dia 8 de fevereiro. Isso para quem está inscrito pelo PIS, que são os empregados da rede privada que recebem por carteira assinada. 

Já os funcionários públicos que estão cadastrados no Pasep, devem receber a partir do dia 15 de fevereiro. O PIS realiza os pagamentos pela Caixa Econômica e o Banco do Brasil deposita os valores para quem é do Pasep. O pagamento dos dois abonos vai até o dia 31 de março e a data varia de acordo com o mês de nascimento do trabalhador.  

O abono de 2020 deveria ter sido pago a partir de julho do ano passado, mas foi adiado após uma recomendação da CGU, a Controladoria Geral da União, que apontou indícios de irregularidades na transferência do abono. Já o benefício do ano base de 2021 continua sem data para ser pago. 

O calendário de pagamentos do abono foi divulgado nesta segunda-feira (10). O ministro do trabalho e previdência, Onyx Lorenzoni, detalhou quem tem direito ao recurso.

Uma novidade deste ano é que cerca de 107 mil empregados das áreas em situação de emergência por causa das fortes chuvas que caíram na Bahia e em Minas Gerais vão receber o abono no primeiro dia de pagamento, sem necessidade de se fazer cadastro, segundo explicou o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

Serão pagos, ao todo, mais de R$ 21,5 bilhões para mais de 23 milhões de trabalhadores. 

O abono salarial é uma política pública criada para aumentar a distribuição da renda nacional, transferindo parte dos tributos cobrados das empresas para os trabalhadores que recebem até 2 salários-mínimos.

Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi

Fonte: Rádio Agência Nacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *