Ministério da Saúde lança programa Incentivo de Atividade Física

No Brasil, 15% do total de internações pelo SUS é atribuído à falta de exercícios físicos, conforme estimativa do Ministério da Saúde.

E para incentivar a atividade física como forma de prevenção a doenças como diabetes, cardiopatia e acidente vascular cerebral, o Ministério da Saúde lançou nesse domingo, no Rio de Janeiro, o programa Incentivo de Atividade Física para a Atenção Primária.

O evento ocorreu na orla do Rio de Janeiro, com uma caminhada do Leme a Copacabana, e orientação à população sobre alimentação saudável, combate ao tabagismo e prática de exercícios.

O ministro Marcelo Queiroga explicou que o investimento em atividade física tem retorno garantido na prevenção ao desenvolvimento de uma série de doenças crônicas.

De acordo com o Ministério da saúde, até o fim do ano serão investidos 100 milhões de reais no programa, que chegará, neste primeiro momento, a 7 mil e quinhentas unidades básicas de saúde de 5 mil municípios. Os recursos serão usados para incentivar a contratação de profissionais de educação física, readequação de espaços para a prática de exercícios e compra de materiais.

Os municípios que queiram aderir ao programa podem se credenciar a partir desta segunda-feira nas unidades de Atenção Primária à Saúde, pelo portal e-Gestor.

Edição: Nádia Faggiani / Edição Web Patrícia Serrão

Fonte: Rádio Agência Nacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.