INSS vai priorizar benefícios em cidades atingidas por chuvas na Bahia

Porto Seguro, Chuvas, Bahia

O INSS vai dar prioridade à análise de benefícios de segurados que moram nas cidades atingidas pela chuva na Bahia. Os temporais das últimas semanas deixaram ao menos 24 mortos e mais de 91 mil pessoas desalojadas ou desabrigadas, segundo o balanço mais recente, divulgado na noite dessa quarta-feira (29). Mais de 600 mil moradores de 136 municípios foram afetados.

Nesse primeiro momento, a ação do INSS será realizada em 48 agências da previdência social em municípios baianos. Os postos de atendimento estão divididos nas Gerências Executivas de Feira de Santana, Itabuna, Vitória da Conquista e Santo Antônio de Jesus. O esforço é para analisar 46 mil pedidos de benefícios previdenciários e assistenciais. Servidores do INSS de diferentes regiões do Brasil vão fazer parte dessa força-tarefa.

De acordo com o instituto, mais da metade dos pedidos é de benefícios assistenciais para idosos e pessoas com deficiência. E serão os primeiros a serem analisados. Os demais requerimentos incluem pedidos de aposentadorias, pensões, auxílios-reclusão, salário maternidade, benefícios por incapacidade e seguro defeso. 

O governo federal também anunciou o pagamento de duas parcelas adicionais de seguro-desemprego aos trabalhadores segurados. Terão direito aqueles que foram demitidos de junho até agora, nos municípios declarados em situação de emergência pelo Ministério do Desenvolvimento Regional na Bahia e em Minas Gerais. A previsão é que 15 mil trabalhadores sejam contemplados. 

Outra medida é o adiantamento do pagamento do abono salarial para mais de 100 mil trabalhadores que moram nessas regiões da Bahia e de Minas. 

*Com informações da Agência Brasil.

Edição: Sheily Noleto / Guilherme Strozi

Fonte: Rádio Agência Nacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *