Inscrições para Olimpíada Mirim de Matemática começam dia 02 de maio

Crianças mais novas também poderão mostrar que são feras em matemática em uma competição só pra elas.

É que o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada lançou a Olímpiada Mirim para alunos do segundo ao quinto ano do ensino fundamental. 

O Inpa também é responsável pela OBMEP, Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. 

A Olimpíada Mirim estreia este ano e será a primeira competição científica da área voltada para alunos nessa etapa do Ensino Fundamental. E as inscrições serão abertas a partir da próxima segunda-feira.

Os alunos que têm idade média de sete a dez anos, são os alvos do instituto para incentivar o ensino da matemática e transformar suas relações com a disciplina.

E mesmo sendo mais novos, os estudantes terão que mostrar toda habilidade em uma disputa séria. Na primeira etapa, será aplicada uma prova de múltipla escolha com quinze questões.

Os 10% com os melhores resultados de cada escola passam para a segunda fase. Todos os processos da olimpíada são aplicados na própria escola do aluno.

Claudio Landim, coordenador-geral da OBMEP, conta que a prova tem o objetivo de despertar o interesse das crianças desde cedo.

Diferente da OBMEP, a Olimpíada Mirim não terá prêmio ofertado pelo IMPA, mas segundo o instituto, nada impede que os municípios e as escolas premiem os alunos com os melhores resultados. 

As inscrições devem ser feitas a partir do dia 02 de maio pelas escolas públicas de todo o país acessando: obmep.org.br

*Com supervisão de Raquel Mariano. 

Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi

Fonte: Rádio Agência Nacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.