Inmet publica as Normais Climatológicas do período entre 1991 e 2020

O Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, publicou nesta quarta-feira as Normais Climatológicas do período compreendido entre 1991 e 2020. Os dados contidos no levantamento servem de referência para a tomada de decisões em diversos setores econômicos, como o agronegócio e o turismo. Além disso, essas informações ajudam a comunidade científica a estudar as variações climáticas no país ao longo das décadas.

As Normais Climatológicas são produzidas a cada dez anos pelo Inmet. Para isso, o instituto faz uma média com os dados meteorológicos referentes aos trinta anos anteriores. Assim, é possível estabelecer uma referência do clima para cada cidade, estado e região do país como explicou Márcia Seabra, coordenadora-geral de Meteorologia Aplicada, Desenvolvimento e Pesquisa do Inmet .

Os dados apresentados nas Normais Meteorológicas de 1991 a 2020 confirmaram a tendência das últimas décadas de aumento na temperatura média, em todas as regiões do país. Para o instituto, esse fenômeno é parte das mudanças climáticas causadas pela ação humana no planeta.

O lançamento das Normais Meteorológicas nesta quarta-feira foi realizado por oportunidade do Dia Meteorológico Mundial, que é comemorado no dia 23 de março.

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde

Fonte: Rádio Agência Nacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.