INMET emite alerta de chuvas intensas nas regiões Norte e Nordeste

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a continuidade de chuvas intensas pode trazer perigo à grande faixa que abrange as regiões Norte e Nordeste do país. O risco mais intenso ocorre principalmente em Roraima e na faixa do litoral nordestino, entre Rio Grande do Norte e Pernambuco.

Em Roraima, pelo menos sete municípios já foram seriamente afetados pelas chuvas. O governo estadual emitiu alerta sobre a elevação dos rios e igarapés. A recomendação é que as populações ribeirinhas busquem abrigo em residências de familiares ou amigos caso verifiquem elevação das águas. Na capital, Boa Vista, a Companhia de Águas e Esgotos deve restabelecer o funcionamento da adutora principal que rompeu. Sete bairros tiveram o fornecimento de água interrompido. 

O governo do Pará decretou situação de emergência por causa dos alagamentos que interditarem rodovias em várias cidades. No município de Ourém, um dos mais afetados, mais de 1.500 famílias foram cadastradas pela Defesa Civil, para receber apoio e assistência emergencial.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, até a manhã dessa terça-feira (24), o litoral nordestino ainda terá risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. Segundo o INMET, as chuvas desta semana são pontuais e não têm mais relação com a forte frente fria que atingiu o país na última semana.

O INMET reforça ainda que, em caso de perigo, o cidadão pode procurar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Edição: Sâmia Mendes/ Renata Batista

Fonte: Rádio Agência Nacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.