Governo vai lançar programa para produção de fertilizantes este mês

O governo federal vai lançar no fim deste mês um programa nacional para produção de fertilizantes. A informação foi divulgada pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristiana, durante a tradicional live do presidente Jair Bolsonaro dessa quinta-feira (3).

Segundo a ministra, esse programa era pensado desde dezembro de 2020 e não foi planejado por causa da crise de fornecimento de fertilizantes ocasionado pela guerra entre Rússia e Ucrânia.

Ainda de acordo com a ministra da Agricultura, o Brasil depende da importação de fertilizantes NPK, compostos por nitrogênio, fósforo e potássio, sendo a maior dependência, de 93%, de potássio. Parte desses fertilizantes são importados da Rússia e Belarus, mas o fornecimento está suspenso por causa do conflito na Ucrânia. 

Tereza Cristina defende que a política nacional de fertilizante seja levada ao Congresso como medida de segurança alimentar.

O presidente Jair Bolsonaro também destacou o alerta da Organização Mundial do Comércio para o aumento no preço dos alimentos em virtude da guerra na Ucrânia. E falou sobre a possibilidade de exploração de potássio no Brasil como medida para reduzir esse dano

Nesta sexta-feira (4), o presidente Bolsonaro cumprirá agenda em São Paulo ao lado do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, e deve levar o pedido do Ministério da Agricultura para que as cargas de fertilizantes tenham prioridade de descarregamento nos portos do país.  

Fonte: Rádio Agência Nacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.