Deputados concluem votação de MP que amplia acesso ao Prouni

A Câmara dos Deputados concluiu, na noite desta terça-feira, a votação da Medida Provisória que amplia o acesso de estudantes de escolas privadas sem bolsas ao Prouni, Programa Universidade para Todos.

Foram aprovadas as quatro emendas do Senado à medida provisória apresentadas no fim do mês passado. A nova análise da Câmara sobre ocorreu justamente porque os senadores alteraram o texto. 

Ao ser editada, em dezembro do ano passado, o governo federal justificou que a medida busca ampliar o acesso ao ensino superior a estudantes egressos do ensino médio privado que estudaram com bolsas parciais. No entanto, o texto também beneficia estudantes de escolas particulares que concluíram o ensino médio sem bolsa de estudos.

O Prouni é um programa do Ministério da Educação que oferece bolsas integrais e parciais em faculdades particulares.  A MP manteve as duas modalidades de bolsas, de 100% e 50%, com os critérios econômicos já previstos anteriormente. Ou seja, pode concorrer a bolsa integral o estudante com renda familiar per capita de até 1 salário mínimo e meio; e a bolsa parcial para aqueles com renda per capita de até três salários mínimos.

*Com informações da Agência Brasil

Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Fonte: Rádio Agência Nacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.