Conta de luz terá bandeira verde para consumidores do tarifa social

A conta de luz terá bandeira verde em fevereiro para os consumidores que recebem o benefício da tarifa social de energia elétrica. O anúncio foi feito nesta sexta-feira pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Para os demais consumidores, a bandeira vigente será de escassez hídrica, no valor de R$ 14,20 a cada 100 quilowatt-hora consumidos. A tarifa não vale para moradores de áreas não conectadas ao Sistema Interligado Nacional, que não pagam bandeira tarifária, como é o caso de Roraima.

A Aneel lembra que a bandeira escassez hídrica foi instituída a partir de setembro do ano passado, com previsão de duração até abril deste ano. Para fortalecer o enfrentamento da mais severa seca dos últimos 91 anos.

As famílias de baixa renda inscritas no programa de tarifa social pagam as bandeiras com os mesmos descontos que já possuem nas tarifas, de 10 a 65%, dependendo da faixa de consumo. Estima-se que 11,5 milhões de famílias podem ser beneficiadas com cadastro automático ao programa a partir deste ano, além das 12,4 milhões já beneficiadas.

Fonte: Rádio Agência Nacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.