Comércio de Petrópolis terá plano de crédito para recuperar setor

Comerciantes da Rua do Imperador, na região central de Petrópolis, retomam atividades dez dias após as chuvas.

Doze dias depois da tragédia que atingiu Petrópolis, o comércio da cidade tenta retomar os negócios. A enxurrada que começou no meio da tarde do último dia 15 fez o nível da água subir rapidamente e pegou todos de surpresa, impedindo que tomassem medidas de proteção do estoque, gerando prejuízos aos comerciantes.  

As lojas situadas na rua do Imperador, uma das principais do centro, foram duramente atingidas. Petrópolis é famosa pela quantidade de lojas de roupas e empresas de confecções, o que leva centenas de pessoas a subir a serra diariamente, principalmente nos fins de semana, em busca de boas ofertas.

Apesar dos prejuízos, os empresários da região acreditam numa pronta recuperação, já que o setor hoje é mais pulverizado. No lugar das grandes empresas que marcaram a cidade como o maior polo industrial da América do Sul nos anos 50 e 60, hoje atuam companhias menores, e também costureiras autônomas, que fazem os seus serviços em casa.

Na sexta-feira, durante entrevista coletiva, o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, afirmou que em breve irá divulgar detalhes de um plano especial de crédito sem burocracia e com taxas de juros mais atraentes para os empresários da região.

Outra iniciativa de apoio aos cidadãos afetados pela enchente da semana passada foi a prorrogação por mais três meses do prazo para entrega das declarações à Receita Federal,  previstas para fevereiro e março..  

A medida vale para documentos como Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte, a Declaração de Serviços Médicos e de Saúde, a Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias e a declaração e-Financeira. O prazo de envio venceria na segunda-feira, mas foi prorrogado para 31 de maio. Já os documentos para entrega até março, poderão ser devolvidos no dia 30 de junho.

Edição: Raquel Rodrigues / L Pedrosa

Fonte: Rádio Agência Nacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.