Começa nesta segunda 20º edição da semana nacional de Museu

Começa nesta segunda-feira, a vigésima edição da semana nacional de Museu, que segue até o dia 22 de maio em todo o país. O tema deste ano é O Poder dos Museus.

Na programação, muitas atividades como teatros, seminários, exposições, lançamentos de livro, workshops. Este ano, participam 877 museus.  

Ao todo, estão inscritas 379 cidades de 26 estados.

Para o Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, esse poder está presente em ações de pesquisa, preservação, conservação e educação como agentes sociais e espaços que transformam vidas.

É um convite à reflexão sobre a importância e o papel dessas instituições para a sociedade, como explica Carla Cruz, diretora do departamento de difusão, fomento e economia do Ibram.

Um dos participantes na região Norte é o museu Paraense, Emílio Goeldi, um dos mais antigos e populares do Brasil. Ele abriga um parque zoobotânico e preparou uma programação especial para os visitantes.

O museu científico completou 155 anos de existência, é um espaço que promove pesquisa, dedicado a história natural e humana da Amazônia.

O diferencial deste museu é que procura manter diálogo com a população local, como  explica a Coordenadora de Comunicação e Extensão, Joice Santos.

E se o tema da Semana Nacional dos Museus é O Poder, o Emílio Goeldi é um espaço que tem muito a destacar, afirma segundo Joice Santos.

A programação completa dos museus da região norte e de todo país pode ser acessada no site do Ibram: gov.br/museus ou no perfil do Ibram nas redes sociais.

Edição: Nádia Faggiani / Edição Web Patrícia Serrão

Fonte: Rádio Agência Nacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.