Começa a vacinação contra a gripe para quem tem mais de 60 anos

Movimentação de idosos no posto da 612 Sul para Vacinação contra Influenza

Começa nesta segunda-feira (4) a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Essa etapa é voltada para os idosos com 60 anos ou mais e para os trabalhadores da saúde.

Já as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, e algumas categorias profissionais, como professores, caminhoneiros e forças de segurança só deverão se vacinar na segunda etapa, a partir do dia 30 de abril, marcado para ser o dia D de vacinação contra a gripe. A campanha termina no dia 3 de junho.

O Ministério da Saúde espera imunizar 90% do público-alvo que chega a quase 80 milhões de pessoas. Em 2021, o Brasil não alcançou a meta de vacinação contra a gripe, imunizando apenas 72% do público alvo no ano passado.

Como a vacinação da Influência ocorre ao mesmo tempo da campanha contra a covid-19, o Ministério da Saúde alerta que as vacinas podem ser tomadas no mesmo dia ou com qualquer intervalo de tempo, com exceção das crianças de 5 a 11 anos de idade que estão contempladas nos grupos prioritários para Influenza, como as crianças com comorbidades. Nesse caso, deve-se priorizar a vacina da covid-19 e esperar o intervalo de 15 dias entre os dois tipos de imunizantes.    

Lembrando que a vacina contra a Influenza minimiza a carga do vírus em caso de infecção e previne o surgimento de complicações causadas pela doença, reduzindo sintomas e evitando óbitos.

Em 2021, o Ministério da Saúde registrou 573 mortes causadas pelo vírus da Influenza.

Edição: Aline Leal

Fonte: Rádio Agência Nacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.