Chegam mais doses da vacina para crianças; estados começam imunização

Vacinação de crianças contra a covid-19  na UBS 5 de Taguatinga Sul

Chegou ao Brasil neste domingo (16) mais uma remessa da vacina Pfizer para a imunização de crianças a partir de cinco anos. O novo lote, com 1,2 milhão de doses desembarcou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, pela manhã. O envio deveria acontecer somente no dia 20 de janeiro, mas foi antecipado.

A primeira remessa, também com 1,2 milhão de doses, chegou ao país em 13 de janeiro, e começou a ser distribuída aos estados e ao Distrito Federal.

Neste domingo, os postos de vacinação em vários estados  já começaram a  imunizar o público infantil. É o caso do Distrito Federal.  Neste primeiro momento, podem se proteger contra a covid-19 crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência permanente e crianças de 11 anos, sem comorbidades. A criança deve ir à unidade de saúde acompanhada dos pais ou responsáveis.

Segundo o Ministério da Saúde, até o fim de março deste ano o Brasil terá 20 milhões de doses da vacina infantil da Pfizer. Ao todo, o país deve receber 4,3 milhões de doses em janeiro.

O esquema vacinal infantil é composto por duas doses com intervalo de oito semanas. Em outros países como Estados Unidos a vacinação do público infantil já ocorre desde novembro.

De acordo com a Anvisa e o Ministério da Saúde, a vacina é segura e eficaz na prevenção da covid-19.

Edição: Ana Lucia Caldas / Pollyane Marques

Fonte: Rádio Agência Nacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.