Avenida Paulista recebe painéis com obras de Candido Portinari

Neste domingo (20), 26 painéis com reproduções da obra do pintor Candido Portinari foram instalados na Avenida Paulista. A ação a céu aberto faz parte das comemorações dos 100 anos da semana da arte moderna. Além de ser um convite para o MIS Experience Portinari para Todos que estreia em março no Museu da Imagem e do Som (MIS), na Barra Funda, zona oeste da capital.

Os painéis vão do começo ao fim da Avenida Paulista e cada um tem a dimensão de 1,5 por 2 metros de altura. Muitas das obras de Portinari são murais e a intenção dessa instalação também é propiciar ao público uma imersão na obra do Portinari.

Já dentro da exposição do MIS, há 3 áreas expositivas.  A primeira com instalações interativas em que o visitante vai conhecer mais da vida do artista. A segunda parte, onde os visitantes verão projeções das obras em escala monumental e no terceiro espaço há explicações sobre o acervo de Portinari e a relação dele com a cultura e a história do país.

Nascido em Brodowski, interior de São Paulo, em 1903, Candido Portinari foi um artista que retratou o Brasil e as suas questões sociais. Uma de suas obras mais expressivas nesse sentido foi o “Retirantes”, pintada por Portinari em 1945 e formada por 4 telas. 

A exposição na avenida Paulista vai até o dia 22 de Março, já a exposição no MIS Experience vai até o dia 10 de Julho. Mais informações sobre a exposição podem ser encontradas no portinariparatodos.com.br

Edição: Líria Jade

Fonte: Rádio Agência Nacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.