Anvisa aprova dois novos autotestes de covid-19

A Anvisa aprovou nessa quarta-feira (02) dois novos autotestes de covid-19. Com isso, sobe para seis o número de autotestes autorizados no país.

Os novos produtos liberados pela agência foram o Autoteste Covid-19 Ag, registrado pela empresa Biosul Produtos Diagnósticos, com fabricação na China; e o SGTi-flex Covid-19 Ag – Self Test, registrado pela empresa Kovalent do Brasil, fabricado na Coreia do Sul. Esse último será vendido com um, dois ou cinco testes por embalagem.

Ambos são do tipo swab nasal e foram avaliados quanto à segurança, o desempenho e o atendimento aos requisitos legais.

Os dois primeiros autotestes de covid-19 liberados pela Anvisa, o Novel Coronavírus Autoteste Antígeno, da empresa CPMH, e o Autoteste Covid Ag Detect, fabricado pela Eco Diagnostica, já chegam às farmácias nessa semana.

A Anvisa explica que o autoteste permite que a pessoa realize todas as etapas da testagem, desde a coleta até a interpretação do resultado. Esses produtos foram desenvolvidos para uso de amostra swab nasal não profunda e fornecem resultado em 15 minutos.

O diretor-técnico da Eco Diagnostica, José Arthur Chaves, explica o passo a passo da testagem.

Rander Avelar, responsável técnico da CPMH, explica que os autotestes têm a função apenas de triagem, já que o diagnóstico de covid-19 só é feito por profissionais de saúde. O especialista explica o que fazer em caso de resultado positivo.

Os testes serão vendidos somente em farmácias ou lojas de artigos médicos. Segundo o fabricante do Autoteste Covid Ag Detect, que deve começar a ser vendido na próxima semana em grandes redes, o preço do produto deve variar entre 39 a 69 reais.

*Com produção de André Lima

Edição: Raquel Mariano/ Marizete Cardoso

Fonte: Rádio Agência Nacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.