Alguns estados e o DF já começaram a flexibilizar o uso da máscara

Ponto de ônibus na Avenida Paulista após liberação do uso da máscara em ambientes abertos.

Diante da queda na taxa de transmissão e relativa melhora no número de internações por covid-19, alguns estados ou capitais já iniciaram o processo de flexibilização do uso de máscaras. Nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Maranhão, além das capitais Porto Alegre, Boa Vista, Macapá e Teresina, a máscara já não é mais obrigatória em locais abertos. 

O estado de São Paulo flexibilizou o uso da proteção facial em ambientes abertos na última quarta-feira e o coordenador executivo do Comitê Cientifico, João Gabbardo explicou os critérios para a tomada dessa decisão.

Já no Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Acre e em Natal, o uso de máscara já é opcional em qualquer ambiente, seja ele aberto ou fechado.

Mas o observatório Covid-19 da Fiocruz divulgou boletim nessa sexta-feira chamando atenção para o que considera um relaxamento prematuro das medidas protetivas. Os pesquisadores afirmam que apesar da melhora no cenário, ainda não é o momento de suspender o uso das máscaras e que essas decisões podem gerar um retrocesso na melhora da situação pandêmica do país.

*Com produção de Dayana Victor

Edição: Paula Castro/ Marizete Cardoso

Fonte: Rádio Agência Nacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.